Sobre
Este blog está focado em divulgar técnicas e dicas de manutenção em equipamentos, bem como explicar o funcionamento de determinados aparelhos, sobre os quais me debrucei para entender. Para não ficar chato, falo também de outros assuntos. O que considero importante, publico.
Boa tarde. Estou com algumas fontes aqui de megadrive que possuem saida de 9 v – 1.2
Nao sou técnico. Sou colecionador e curioso.
Realmente nao tenho interesse em uma fonte nova se houver meios de reparar a original, pois vc sabe a importância da original para o colecionador.
Acontece que ao medir a saida pelo multimetro, acusa saida de por faixa de 15 v
Ouvi dizer que prejudica a qualidade do desempenho, alem de reduzir a vida útil do videogame.
O que pode ser o defeito? Capacitor, diodo, transformador?
E tb tenho uma fonte fazendo zumbido alto. O que pode ser?
Se puder me ajudar, agradeço
Parabéns pelo blog
Abraço
Reinaldo
Reinaldo, primeiro teria que saber se realmente a fonte fornecia uma tensão mais baixa.
Porque se ela não for estabilizada, sempre fornecerá uma tensão mais alta, sem carga.
Quando liga o aparelho, daí é possível medir a tensão que realmente o está alimentando.
Em fontes não estabilizadas, considero normal ainda uns 10 ou 11V com o aparelho ligado, porque a tensão CC de saída também depende da tensão CA da rede elétrica.
Se você tem rede de 127VCA e a fonte for de 120VCA, já terá aí uma diferença.
Daí, só trocando o transformador ou mandando reenrolar, não sei se compensa.
Quanto ao zumbido, duas coisas: ou o transformador está aquecendo e irá queimar, ou tem algumas das chapas E I soltas.
E se o zumbido é na tensão de alimentação (ripple), o capacitor está baleado.
Parabéns! Muito boas as dicas! Com certeza podemos aprender.
Certamente, todos são bem vindos Lúcia!
Olá…. Eu gostaria muito de resolver esse defeito nos aparelhos que aparece pra mim, estou perdendo muito concerto com isso.. E o seguinte:
Um aparelho quando conectado a linha nele, da apenas uma vez o tom de linha, o gancho funciona, teclado e tudo mais…. So que depois que acaba o tempo do primeiro tom, ele fica apenas com fonia até que retire o cordão de linha e reconecte..
Se puder me ajudar eu agradeço, serei muito grato…. Obrigado e parabéns pelo blog…
Caio, esta parte do blog não é para comentários técnicos, pergunte num post que se relacione ao seu assunto.
boa tarde!trabalho com reformas de alto falante;gostaria de saber qual a cola que usa para fazer bobina;pois costumo usar uma resina que suporta 200 graus de temperatura por sinal muito boa mas em compensacao bem cara;adqueri uma laca da isolasil indicada tambem para esses fins porem nao acertei a usa-la.vc conhece outras colas indicadas?
Cledson, as colas eu informo todas no artigo. Depois de firmar a bobina levemente com super bonder, aqueço a epóxi, para aumentar a resistência e curar mais rápido. Há colas epóxi industriais, que são muito melhores que as vendidas no comércio de ferragens. Faça uma busca, por exemplo na Ferramentas Gerais, é um bom fornecedor. Há uma boa diversidade de colas para uso industrial.
Primeiramente parabéns pelo blog, incrivelmente os assuntos são todos ótimos. Me formei em técnico em eletrônica mas nunca exerci a profissão, e com isso já não lembro de muita coisa. A minha dúvida é a seguinte: gostaria de fazer uma lanterna de 300 leds brancos de 20k mcd, usando uma bateria de 9v. A princípio iria ligar em paralelo mas aí fiquei na dúvida quando li sobre as diferenças de brilho. Será que seria bom ligar junto um cooler? Poderia fazer uma estrutura de tubo de pvc? Se puder dar uma luz agradeço.
Obs:pretendo fazer a partir de uma placa de circuito mesmo, senão me engano se chama fenolite e cortar redonda.
Grato.
duke_qix@hotmail.com
Kenny, se você está falando naquela bateria de 9V tipo paralelepípedo, sem chance. 300 LEDs precisam de muita energia.
Por exemplo, suponha que cada LED consuma 1mA. 300 LEDs consumirão 300mA, muito mais do que a capacidade destas baterias.
E para piorar, LEDs brancos comuns, de baixa potência, são alimentados, cada um, com 10 a 30 mA…
Parabéns essas dicas sobre adegas elétricas tem me ajudado bastante
ola zebio, gostei da sua materia sobre o alto falante.
tambem reformo alto falantes, so que estou com dificuldade, para encontrar uma cola que seja melhor que araldite, vi que vc usa uma cola cinza que cola e essa vc poderia me diser o nome ou onde comprou.
obrigado.
andrebigsom@gmail.com
http://www.big-som.webnode.com
André, a cola cinza deve ser a Poxipol, eu gosto muito dela. Não lembro direito, pois utilizo qualquer das marcas. Mas se você procurar por adesivos epóxi em uma loja especializada em manutenção industrial, ficará abismado com a variedade e a qualidade de adesivos decentes (e caros). Além disso, as colas epóxi que curam mais demoradamente, como a Araldite 2 horas, podem ter esta cura apressada por aquecimento. Experimente aplicar a cola em uma plaquinha de alumínio, e aproxime do soldador enquanto mistura. A resistência dela irá aumentar, além de diminuir o tempo de cura. Dá tempo de trabalhar mais tranquilamente do que as de 10 ou 15 minutos. Esta técnica irá fazer parte de um post futuro sobre adesivos.